top of page

semeq solidária

Carta de Lançamento


É com grande entusiasmo e orgulho que apresentamos o lançamento da campanha SEMEQ Solidária.

 

Uma proposta que surgiu da necessidade de tornarmos a Semana de Engenharia Química da FAT-UERJ muito mais que um evento de teor acadêmico e profissional, assim como a I SEMEQ, em 2019, que promoveu a doação de sangue. Queremos que ações socioassistenciais façam parte dos planos de cada um, para que, a cada dia, seja mais possível e real a existência de uma sociedade melhor estruturada onde todos usufruem com dignidade seus benefícios e possibilidades.

​

Sabemos que a pandemia de Covid19, que perdura mais de 15 meses, evidenciou a desigualdade presente no Brasil e tornou ainda mais vulnerável aqueles que já enfrentavam dificuldades socioeconômicas. De acordo com a Rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), cerca de 116 milhões de brasileiros sofrem algum grau de insegurança alimentar. Tendo em vista a má gestão do Governo Federal e considerando a máxima “pense globalmente, aja localmente”, a comissão organizadora da III SEMEQ FAT-UERJ pretende auxiliar uma instituição social da cidade de Resende através de doações voluntárias por parte das pessoas inscritas no evento, palestrantes e quem mais desejar.

​

A instituição escolhida esse ano foi o Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro (CCEEF), pelo seu incrível trabalho com crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade e seus familiares oriundos do bairro Jardim Beira Rio e adjacências (Grande Alegria). Tal instituição já faz parte da história da Faculdade de Tecnologia, que realiza projetos há alguns anos desenvolvidos pelo corpo docente do campus e também pela Associação Atlética Acadêmica Marinho Jr.

​

O centro Comunitário desenvolve atividades socioeducativas e de lazer, no contraturno escolar, através de oficinas, colaborando para o fortalecimento de vínculos e a convivência sadia, proporcionando assim, o crescimento da criança e do adolescente como pessoa em desenvolvimento, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

​

Ao praticar a  solidariedade, percebemos no outro a resiliência de levantar e seguir em frente, e por meio das contribuições, os recursos arrecadados assistirão a instituição, seja na compra de cestas básicas ou de produtos de higiene pessoal, de acordo com a necessidade emergencial avaliada pela organização do centro comunitário.

​

Não há um valor definido para a contribuição, sugerimos apenas que seja a partir de dois reais, mas sinta-se livre para doar a quantia que preferir. Após contribuir, automaticamente você estará participando do sorteio de um livro de nível técnico acadêmico, patrocinado pela Editora Blucher, realizado no final do evento. Por isso, é importante que seja fornecido, no momento de envio do PIX, um contato (e-mail ou telefone), para que posteriormente o/a comuniquemos. A chave PIX para doação é: social.semeqfatuerj@gmail.com. Tal e-mail também pode ser utilizado para sanar dúvidas e enviar o comprovante, caso queira uma garantia de que recebemos a contribuição.

​

Para mais informações sobre o Centro Comunitário Educativo Esperança do Futuro (CCEEF), visite: https://upv.org.br/obra/23-centro-comunitario-educativo-esperanca-do-futuro 

 

Contamos com o apoio de vocês, seja nas contribuições ou na divulgação.

 

Torcemos para que a SEMEQ Solidária vire tradição e entre para o cronograma de todas as edições seguintes.

bottom of page